domingo, 10 de junho de 2012

Entrevista


Fizemos uma entrevista com uma muçulmana secretária da Mesquita de Santos (Av. Afonso Pena, 309 - Macucos), Layla que nos tirou várias dúvidas sobre a religião. Aqui segue a entrevista:

O que é ser membro do islamismo?
Layla:
Ser muçulmano (a) é crer em Deus único o termo em árabe específico para Deus é Allah não tem diminutivo, nem feminino. É crer e respeitas os dois livros sagrados Torá (Judaismo) e Bíblia (Cristianismo), é respeitar todos os profetas desde Moisés até Jesus e o derradeiro Muhammad (que a paz de Deus esteja com todos eles). É viver como diz o próprio nome da religião Islam (submissão a Deus).

Quem é Deus? Quem é Cristo?
Layla:
Deus é o Criador de tudo e de todos, nunca gerou nem foi gerado. - Jesus é um dos Profetas de Deus.

Como alcançar a transcendência no dia-a-dia?
Layla:
A transcendência é alcançada através de reflexões diárias, das orações, da consciência abrangente que todos temos responsabilidade com a sociedade, então cada um passa a ser menos egocêntrico e passa ter respeito por toda a Criação Divina.


O que faz a religião para melhorar a sociedade em que vivemos?
Layla:
Temos trabalhos sociais, desde ajuda "material' até mesmo orientação espiritual, e o principal esclarecimento à sociedade do realmente é o Islam, ou seja, a desmistificação imposta pela mídia mundial.

Qual a opinião sua saúde pública (tema da campanha da fraternidade de 2012)? O que o islamismo faz para melhora-la?
Layla:
A saúde pública como todos sabemos é precária, promovemos alguns encontros com profissionais da área da saúde e fazemos atendimentos nas mais diversas áreas da saúde à população mais carente.

O islamismo aceita pessoas de qualquer sexualidade?
Layla:
Todos que tiverem interesse em conhecer a religião são bem vindos, mas na religião os gêneros masculino e feminino são tratados da mesma forma que no cristianismo e judaísmo.

Existe vida após a morte?
Layla:
O conceito da vida pós morte é o mesmo dos cristãos, após a morte a pessoa fica em estado de sono profundo até o dia do juízo final.

Qual a quantidade de islâmicos no Brasil?
Layla:
Temos no Brasil entre 1,5 e 2 milhões de muçulmanos

Por que resolveu seguir a religião?
Layla:
Eu me reverti ao Islam por me sentir à vontade para frequentar e conhecer antes de qualquer coisa, sendo que nunca ninguém aqui me "forçou" a nada, nem com conversas infindáveis, nem com visitas à minha casa, e porque desde criança sempre achei rídiculo o multiuso do corpo da mulher para: conquista, para venda dos mais variados produtos, enfim, acho que se tiver que ser notada quero ser notada pela minha educação, inteligência, não pelo decote da minha blusa e ou o comprimento da minha saia. Nada contra quem acha legal esse tipo de coisa, só que tenho o direito de não pensar e não agir igual. E pelo fato de eu ter casado aos 22 anos e me divorciado aos 26 anos, era cansativo ser olhada de forma invasiva e aqui eu ouvi que o divórcio é aceito, porque DEUS está vendo que as pessoas estão se obrigando a viver juntas mesmo que infelizes, ou seja, por mais que eu tivesse tentado "salvar" meu casamento e não tivesse dado certo, eu ainda era punida, e aqui fui compreendida.

Como faz para se tornar mestre da religião?
Layla:
O termo aqui é Sheikh ou Imam, seria o líder religioso, é ele quem comanda as orações, quem celebra os casamentos e realiza os ritos fúnebres.Existe um curso universitário específico para isso, nos países árabes.

Existem ritos de passagem únicos islâmicos?
Layla:
Ritos não... Para quem quer se reverter ao Islam, é necessário dizer: "Não há Divindade além de Allah, e Muhammad é seu derradeiro profeta". Os meninos nascidos muçulmanos fazem a circuncisão.

Onde surgiu a religião?
Layla:
A religião surgiu na região da Árabia Saudita.

O que a pessoa tem que fazer para tornar-se muçulmana?
Layla:
É necessário dizer: "Não há Divindade além de Allah, e Muhammad é seu derradeiro profeta", obviamente após muito estudo e reflexão para que a pessoa tenha certeza de que realmente é o que ela deseja para sua vida. E assim ela se torna Muçulmana.

Uma mensagem para os jovens, por favor 
Layla: A responsabilidade dos jovens é ter de fato CONSCIÊNCIA DE DEUS, independente da religião que possam professar, pois quem tem realmente consicência de Deus respeita as criaturas e toda a criação Dele, e saberá ter empatia e prestar socorro aos necessitados.

(Imagens por: http://filhadaalvorada.blogspot.com.br/2011/09/mesquitas-do-brasil-mesquita-de-santos.html)

Um comentário: